Desenvolvemos vários projetos que envolvem o jogo e a brincadeira:

Aprender a Brincar

Durante a hora do almoço, os alunos têm um leque de materiais ao seu dipor onde cada um de forma individual ou em grupo exploram os objetos expostos e criam as suas proprias bricadeiras .
Desta forma, os alunos desenvolvem a criatividade, alargam os horizontes, criam amizades com colegas de outras turmas e ficam mais sociáveis. As criancas divertem-se com os materiais de educacao fisica nos espaços exteriores à escola.

Jogos tradicionais

Os jogos tradicionais têm como finalidade ensinar as crianças a brincar em grupo e facilitam a sua integração, os mesmos são   realizados no recreio da escola de modo a favorecer a prática livre e aplicação das regras. Proporcionam   e transmitem o conhecimento de hábitos e tradições.

Jogos de tabuleiro

Nos jogos de tabuleiro, estão incluídos os jogos lúdico-didáticos, uma vez que são as crianças do 1º ano que realizam esta atividade, podem ser realizadas a par favorecendo deste modo o relacionamento entre os alunos, envolvendo a criança na sua própria aprendizagem e desenvolvimento, assim como realizam outras atividades de desenho e pintura, de acordo com os temas a ser explorados em cada época.

Jogos matemáticos

Os jogos matemáticos são um tipo de atividade que alia raciocínio, estratégia e reflexão com desafio e competição de uma forma lúdica muito rica. Os jogos de equipa podem ainda favorecer o trabalho cooperativo. A prática de jogos, em particular dos jogos de estratégia, de observação e de memorização, contribui de forma articulada para o desenvolvimento de capacidades matemáticas e para o desenvolvimento pessoal e social. Há jogos em todas as culturas e a matemática desenvolveu muito conhecimento a partir deles.
Com este clube, pretende-se promover o desenvolvimento de competências matemáticas, nomeadamente ao nível da concentração na dinâmica de um jogo de tabuleiro, na visualização de sequências de jogadas (previsão de uma sequência de ações), na ponderação e na avaliação de alternativas baseadas em processos de decisão (“pensar primeiro, agir depois”).

.

Publicações relacionadas com estes projetos