Instalações

Caracterização atual da Escola

O edifício onde funciona a Escola Lombo do Guiné é uma construção que entrou em funcionamento em novembro de 1981.

A entrada principal dá acesso a um salão polivalente onde encontramos o gabinete do diretor/assistente técnica, a sala e as casas de banho dos professores/funcionários. Também existe um refeitório, com uma cozinha devidamente equipada, uma dispensa e lavandaria.

A escola tem 9 salas de aula. Na ala Norte existem dois núcleos. Um no rés-do-chão, com duas salas: sala de transição (sala 4) e sala de creche (sala 3). Anexa a esta ala encontra-se a sala de Educação Especial (sala 11). Temos ainda neste piso casas de banho para meninos e meninas. No primeiro andar temos duas salas. Na sala 1 funciona o 1º ano, na sala 2 funciona o 4ºano. Existe ainda uma zona comum, que geralmente funciona como Apoio Pedagógico Acrescido. Temos também casas de banho para ambos os géneros.

A ala Sul é constituída também por dois núcleos, com zona comum e igualmente com duas salas cada uma. No rés-do-chão funciona: na sala oito, a Pré dos 4/5 anos e na sala nove, a Pré dos 3/4 anos. Tem uma zona comum que funciona como acolhimento das crianças na parte da manhã. No primeiro andar funciona: na sala cinco, a sala de informática/funciona com o 3ºano, na sala seis, o Estúdio Musical e na sala de sete: funciona o 2º ano, a Expressão Musical, Expressão Plástica, Estudo e Inglês. Nesta ala sul, no primeiro piso tem casas de banho para meninos e meninas e no rés do chão tem casas de banho para ambos os géneros e adaptadas à sua faixa etária.

O espaço exterior é composto por: um polidesportivo descoberto, um parque infantil com baloiços e escorregas, e também, um pequeno jardim, uma horta biológica/pedagógica e vários canteiros de plantas em redor da escola.

Em suma, as instalações encontram-se em boas condições, só havendo alguns focos de humidade em algumas paredes das salas.