CONCURSO: “O que fazes pelo planeta?”

 

A Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas (SRAAC), assinala o Dia Mundial da Terra, no próximo dia 22 de abril, com o concurso criativo “O que fazes pelo Planeta?”.

Este concurso é aberto à população para 3 escalões e Famílias:

1º Escalão: dos 6 aos 9 anos

2º Escalão: dos 10 aos 12 anos

3º Escalão: dos 13 aos 15 anos

 

Famílias

O concurso pretende sensibilizar e alertar para a importância da preservação dos recursos naturais, das boas práticas que devem ser adotadas como contributo para a sustentabilidade do ambiente e para a compreensão de que o papel de cada um, o mais pequeno gesto, é relevante para toda sociedade.

Tem também como grande objetivo estimular o espírito crítico e a criatividade dos participantes, através do desenvolvimento e expressão de competências em áreas como o desenho e a expressão plástica.

Queremos que os mais jovens puxem pela cabeça e sintam a importância do ambiente, a urgência da ação. Desafiamo-los a se expressarem através da Arte. As famílias também se podem juntar a esta iniciativa e desenvolver um projeto, em equipa é sempre mais fácil, quem sabe se os avós não são os mais criativos?

Os trabalhos podem ser bidimensionais ou tridimensionais e devem ser entregues até às 23H59 do dia 19 de abril de 2020 para o email: diadaterra20@gmail.com.

A apreciação dos trabalhos será feita por um júri que integrará uma artista plástica convidada e resultará na atribuição de prémios individuais aos cinco primeiros classificados de cada escalão.

Para criar um incentivo extra, há prémios!

Os prémios são:

1.º Uma viagem às ilhas Desertas (IFCN)

2.º Uma visita de barco à Reserva Natural do Garajau (IFCN)

3.º Participação numa ação de reflorestação (IFCN)

4.º Uma visita guiada à Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (ARM)

5.º Uma visita guiada a um viveiro florestal (IFCN)

O regulamento está disponível em Anexos, tal como o cartaz e a composição do Júri.

E como refere o Diretor Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Ara Oliveira:

“Estamos em casa! Devemos aproveitar para nos reencontrarmos como família e para refletir no nosso papel na sociedade. Estamos em casa! E percebemos quão importante somos para os outros, o quanto os nossos comportamentos e gestos fazem a diferença.

É o momento para pormos em prática o que há muito sabemos que devemos mudar mas para o qual faltava o click. Estamos em casa, eis o click!”

Vamos a isto! Boa sorte para todos!

 

REGULAMENTO   |   CARTAZ   |   JÚRI   |   ANEXOS