Começámos por aprofundar o conceito de arte e um pouco da sua história.
Posteriormente, os alunos puderam conhecer a vida e obra do Pintor Wassily Kandinsky, em especial uma das suas mais famosas obras.
Finalizámos com uma pintura à maneira de Kandinsky. Cada aluno pintou um quadrado com círculos coloridos no interior e depois juntámos todas as partes resultando numa verdadeira obra de arte.
Um pouco sobre a obra original…
Estudo de cores. Quadrados com Círculos Concêntricos
Pintado por Vassily Kandinsky
O artista russo Vassily Kandisky pintou este quadro para experimentar o efeito de diferentes cores lado a lado. Queria ver quais as cores que sobressaíam e as que se misturavam e aprender a combiná-las com beleza e vivacidade.
Cor e sentimento
A cor era muito importante para Kandinsky. Ele acreditava que as cores podiam expressar sentimentos, como a música, e dizia: “A cor é um meio de exercer influência direta na alma. A cor é o teclado… O artista é a mão que toca o piano”. Kandinsky era tão sensivel às cores que dizia que olhar para elas o fazia ouvir sons musicais.
Kandinsky nasceu na Rússia em 1866, no seio de uma família de músicos. Começou por ser advogado e só aos trinta anos começou a pintar. Foi um dos primeiros artistas a desenvolver a arte “abstrata” – arte que não reproduz pessoas ou coisas reais.
Kandinsky disse que começou a fazer experiências ao ver um quadro que tinha caído da parede. Não reconheceu os objetos ao contrário, viu só um conjunto de cores e formas abstratas, que achou muito mais interessante.