Algumas atividades desenvolvidas pelos alunos do 4º ano

Estas são algumas das atividades levadas a cabo pela turma do 4º ano, ao longo do 1º Período, incluídas nos objetivos do PEE da nossa escola. Todas elas têm por objetivo o desenvolvimento integral do aluno, assim como tornar o ensino mais lúdico, mais apelativo e dinâmico. Pretende- se que os alunos aprendam fazendo e, cada vez mais, saibam dar a melhor resposta possível, em conformidade com a situação com que se deparam.

No quadro das tarefas diárias dos alunos consta o acompanhamento a uma aluna com NEE, a vigilância dos recreios, o manter a ordem no refeitório, distribuição dos materiais escolares, bem como o chefe da semana. Com estas pretendemos criar responsabilidade nos alunos e, consequentemente, relembrar-lhes diariamente a necessidade do seu cumprimento.

Para celebrarmos o Dia da Alimentação, na véspera, juntamos as turmas do 2º, 3º e 4º ano, onde exploramos a receita do bolo, misturamos os ingredientes e, posteriormente, colocamo-lo no forno da escola. Estabelecemos um diálogo saudável sobre esta temática, ouvimos e entoamos uma canção. No dia seguinte, na hora do lanche, todos os alunos tiveram a oportunidade de saborear o bolo, juntamente com fruta e sumo natural. Na hora do almoço tiveram como sobremesa uma rica salada de fruta. Na sala exploraram a letra da música, um powerpoint, poemas, elaboraram um trabalho relacionado com uma salada de fruta e um poema.

Na sequência da estação do outono, e, no âmbito da interdisciplinaridade, eu, a professora titular de turma, a professora de Expressão Plástica e do Apoio Pedagógico Acrescido, resolvemos elaborar o busto de cada criança. Este terá diversas finalidades, que se prendem com o decorar o cabelo, aproveitando as folhas do outono, apelar à participação dos pais na decoração do mesmo e, posteriormente, fazer sair da boca de cada aluno uma palavra mágica, a qual deverá fazer parte da sua rotina diária.

Aquando da exploração do esqueleto da área de Estudo do Meio, solicitei a ajuda da docente da área de Expressão Plástica e do Apoio Pedagógico Acrescido, a fim de orientarmos a elaboração de um esqueleto com a utilização de cotonetes.
Os alunos dramatizaram ainda um poema acerca do mesmo, o qual foi ensaiado, no decorrer da matéria dada, servindo não só como método de estudo, mas também como forma de dar um contributo mais lúdico à aprendizagem. Aproveitou-se ainda para os alunos a apresentarem no dia do Halloween, para todos os alunos da escola.

 

Ainda no âmbito da área de Estudo do Meio, tivemos o prazer de receber na nossa escola dois alunos finalistas do curso de enfermagem, juntamente com a sua docente, que apresentaram, para as turmas do 3º e 4º ano, os sistemas: Digestivo, Circulatório, Urinário e Reprodutor. Um dos alunos frequentou a nossa escola, pelo que se tornou algo muito especial. Apresentaram este tema de uma forma muito lúdica e com recurso a materiais, pelo que, alguns alunos tiveram oportunidade de explorar.

Ainda no âmbito da interdisciplinaridade presente na nossa escola, a docente da área de Expressão Plástica, elaborou as tabuadas em tamanho gigante, cujo objetivo se prende com o facto de tornar a Matemática mais lúdica e uma presença agradável e constante na sala de aula.

Com o propósito de tornar os alunos mais desinibidos e autores do seu próprio conhecimento, estes efetuaram trabalhos de pesquisa, no âmbito dos conteúdos programáticos da área de Estudo do Meio, e apresentaram-nos para os colegas, na sala. Tiveram o apoio dos pais e apresentaram assim trabalhos muito diversificados e muito bem elaborados. Desta forma aprendemos todos uns com os outros.

No dia 20 de outubro de 2018, a turma do 4º ano participou no programa: “Alista-te por um dia”, levado a cabo pelo Comando Operacional da Madeira, em parceria com o Ministério da Defesa Nacional, o Estado-Maior General das Forças Armadas e a Direção Regional de Educação, no âmbito da Educação para a Cidadania. Foi um programa recheado de atividades, extremamente lúdicas e dinâmicas.

A fim de celebrarmos o Halloween e o Pão-por-Deus, cada aluno elaborou e decorou uma botinha de bruxa, com a função de porta bombons, a fim de lá colocarem alguns produtos oferecidos pela professora.


Os alunos do 4 ano, na sequência da obra do PNL:” História com segredinho” e, tendo em conta que a bruxinha da história era boa, fizeram a poção da amizade.

Os pais dos alunos também contribuíram para a decoração de chapéus, com recurso a materiais reciclados, os quais entraram num concurso, tendo sido atribuídos prémios aos três primeiros lugares. Constatou-se uma enorme adesão dos pais a esta iniciativa, com chapéus extremamente criativos.

De acordo com o Projeto: “ A Terra treme”, todos os alunos participaram num simulacro, levado a cabo no dia 05/11/2018, pelas 11h05m, na sala de aula.

 

A professora titular do 4.º ano
Elisabete Farinha

Publicação anteriorPlano Anual de Atividades 2018-2019
Próxima publicaçãoMetamorfose – Borboleta Monarca